quinta-feira, 3 de maio de 2012
A sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
A sociedade hodierna vive dias paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Mesmo vivendo na chamada cultura da aprendizagem, estamos diante de índices assustadores da defasagem da leitura e aprendizagem dos alunos.
Segundo Juan Ignácio Pozo '' conhecer as características que definem essas novas formas de aprender'' nos ajudará a nos adaptarmos a elas, bem como desenvolvê-las, aprofundá-las, para assim ajudar a sociedade.
Devido a facilidade na disseminação de ideias e livre acesso as ideias de outros, é exigido do leitor uma maior habilidade cognitiva para transformar toda essa informação em conhecimento.
O papel da escola, e consequentemente do professor diante das novas exigências desta sociedade da aprendizagem é o de dotar o indivíduo de capacidades de assimilação crítica da informação.
O sistema educacional não pode formar especificamente para cada uma cada uma dessas necessidades; porém, pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem( Pozo e Postigo, 2000).
Uma das principais metas da educação, para poder atender as exigências dessa sociedade contemporânea e de aprendizagem, seria portanto, fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento ou, de gestão metacognitiva, já que, para além da aquisição do conhecimentos pontuais completos, é o único meio de ajudá-los a enfrentar a tarefa e os desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento.
De acordo com Pozo e Postigo( 2000): A nova cultura de aprendizagem requer, no mínimo cinco tipos de capacidades para gestão metacognitiva, são elas:
– Competências para a aquisição de informação;
– Competências para a interpretação da informação;
– Competências para a análise da informação;
– Competências para a compreensão da informação;
– Competências para a comunicação da informação.
Permutar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Destarte, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções discentes e docentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura da aprendizagem. Esse é um dos grandes desafios que o sistema educacional deve enfrentar.
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